
Diante da repercussão proveniente dos descontos indevidos consignados nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estão circulando mensagens e links fraudulentos pela internet prometendo calcular valores de indenização por meio de consulta em que solicitam o número do CPF. Fique atento, porque se trata de mais um golpe!
O INSS emitiu comunicado de alerta a aposentados e pensionistas sobre mais essa tentativa de golpe relacionado aos ressarcimentos de descontos indevidos de mensalidades associativas.
Além de terem sido surpreendidos por desconto de valores em seus benefícios sem absolutamente nenhuma autorização, os beneficiários do INSS ainda se veem envolvidos em uma rede de desinformação que piora ainda mais a situação, o que inclui a ação de bandidos que enviam links pelas redes sociais com uma suposta página disponibilizada para consultas e saques de indenização, solicitando a digitação do CPF para tal consulta.
O INSS já divulgou que, enfim, tais descontos referentes à competência de abril foram cancelados e serão devolvidos na competência de maio, tendo sido cancelados todos os acordos de cooperação técnica com essas associações e sindicatos, o que fará cessar todos os atuais descontos, indevidos ou não.
Quanto à devolução dos valores, ainda não há definição do governo quanto aos cálculos, muito menos quanto ao prazo para esse estorno, sendo orientado aos aposentados e pensionistas que o meio oficial para verificação desses descontos é o aplicativo Meu INSS, no qual deverá consultar o extrato de pagamentos, em consultar benefício. Na consulta, irá aparecer somente as duas últimas competências, sendo possível visualizar as anteriores também.
Fake Não! Por ora, não se deixe enganar por mensagens com promessa fake de devolução de valores, pois quando tais valores estiverem liberados para retornar aos aposentados e pensionistas do INSS, o próprio órgão deve divulgar por meio de seus canais oficiais. Por enquanto, não há nenhum meio de acessar informações acerca desses valores usurpados dos benefícios e, quando tiverem disponíveis, certamente serão por meio do site do INSS e da plataforma do Meu INSS.
Sobre o Autor
0 Comentários